cidades

eventos

gastronomia

projetos-sociais

turismo-lazer

guia

25 de fev de 2018

Parque Salvador Arena: Opção de lazer em SBC

Que tal conferir as opções de lazer de um dos principais parques da região do Grande ABC? Leve os filhos, os amigos, os vizinhos, o bairro inteiro e compartilhe esses momentos!

História

Inaugurado em 18 de dezembro de 2005, o parque constituí um espaço de convivência destinado à recreação, educação, cultura, esporte, lazer e ao turismo. Recebeu o nome em homenagem a Salvador Arena, engenheiro civil que contribuiu para o desenvolvimento social e educacional do município.

Arena, foi um dos maiores empresários do ramo de metalurgia do país, também conhecido por sua generosidade e altruísmo.

Logo após a entrada no parque, há a escultura do homenageado, que recebeu o título de Cidadão São Bernardense, em 1971, como reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município. Apaixonado pela cidade onde construiu seu legado, escreveu o poema ‘São Bernardo do Campo Minha Namorada’.

Confira abaixo uma parte da última estrofe:

São Bernardo do Campo
Minha Namorada
“… Gostaria que outros empresários te conhecessem. Tenho certeza de que não resistiriam aos teus encantos. O município é enorme. Crescerias ainda mais. Serias ainda mais forte. Mas guarda tua simplicidade de vida e de costumes. Aí está a tua força que atrai homens e mulheres. Das mais diversas regiões do País e do mundo.”

Veja a poema completo aqui!

Atrações

A pista de caminhada conta com caixas de som instaladas em todo o percurso de 400 metros, que proporcionam música ambiente para o público. Ainda é possível admirar o painel criado pelo artista Adélio Sarro representando a história do Engenheiro Salvador Arena.

Nas áreas destinadas a prática de atividades esportivas, um painel incentiva a realização de alongamentos para prevenção de lesões e também há informativos de como usar adequadamente os equipamentos.


Enquanto descansa na praça, é possível desfrutar da vista harmoniosa das cascatas artificiais e do lago com chafariz. E a criançada pode se aventurar no playground.

Uma das grandes atrações do parque é o aquário de água doce. Diferentes espécies de peixes distribuídos em 24 metros de extensão e 2,10 metros de altura podem ser admirados em 13 visores.

Palco de atrações, exposições, shows e atividades esportivas, o Teatro Arena tem capacidade para 420 pessoas na arquibancada. Se popularizou como ‘parque da música’, por receber durante todo o ano várias apresentações artísticas, como a Orquestra Filarmônica Innovare, Berno Parque Fest, entre outros.

 

Estrutura e acessibilidade 

Há disposição do público, há lanchonete, fraldário, posto médico, sanitários, espaço para bicicletas e o prédio administrativo (sistema de som, câmeras de monitoramento e atendimento ao público).

O projeto foi desenvolvido visando a inclusão social de pessoas com deficiência. Por isso, todas as indicações dos equipamentos existentes no parque possuem sinalização em braile e as áreas com mudança de nível estão equipadas com pisos especiais. E o visitante portador de deficiência conta com vagas de estacionamento na entrada principal. 

Administração pública

William Dib – Prefeito
Luis Carlos Rubin – Secretário de Serviços Urbanos
Gilberto Frigo – Secretário de Infraestrutura

————————————————————————————–

Localização:Av. Caminho do Mar, 2.980, Rudge Ramos – São Bernardo do Campo Área: 15mil m²
Horário de funcionamento: Segunda a domingo, das 6h às 21h
Contato: (11) 4368-1246
Atrações: Aquário, pista de caminhada, teatro de arena, playground, chafariz, cascatas artificiais e espaço para atividades físicas.
Estrutura: Telefone público, sanitários, bebedouro, fraldário, lanchonete, espaço para bicicletas, posto médico, sistema de som, câmeras de monitoramento e atendimento ao público.

————————————————————————————

E você compartilha desse mesmo amor por São Bernardo do Campo?

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

topo